domingo, 31 de julho de 2011

Cristianismo 18

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= CRISTIANISMO =
«Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna» Jo 6,68
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Podem contactar connosco através da página “contactos” do nosso sítio internet: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=contact. Obrigado.
Queremos agradecer também a quantos, com a sua contribuição, permitem o financiamento e o desenvolvimento do serviço. Como sabem, ele é e será sempre gratuito, mas essas contribuições servem, em parte, para apoiar os mosteiros que nos ajudam na selecção e tradução diária dos comentários, bem como para financiar o material informático. É por esta relação entre a vida activa e a contemplativa que o Evangelho Quotidiano pode funcionar.
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Criado em 2001, EVANGELIZO propõe aos seus leitores um acesso fácil e rápido a todas as leituras da liturgia católica do dia, à vida dos santos e a um comentário feito por uma grande figura da Igreja. Com 70 voluntários espalhados pelo mundo, Evangelho Quotidiano é enviado a quase 500 000 leitores, inscritos no serviço de envio diário por correio electrónico.
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Um por dia! Não é pedir muito, pois não? O Senhor vos agradecerá.
Com os votos de uma santa e frutuosa caminhada,
A equipa portuguesa do Evangelho Quotidiano
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Livro dos Actos dos Apóstolos 11,1-18.
Os Apóstolos e os irmãos da Judeia ouviram, entretanto, dizer que também os pagãos tinham recebido a palavra de Deus.
E quando Pedro subiu a Jerusalém, os circuncisos começaram a censurá-lo,
dizendo-lhe: «Tu entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles.»
Pedro expôs-lhes então o caso, do princípio ao fim, dizendo:
«Estava eu em oração na cidade de Jope quando, em êxtase, tive uma visão: um objecto semelhante a uma grande toalha, descia do céu, preso pelas quatro pontas e chegou até junto de mim.
Fitando os olhos nele, pus-me a observar e vi os quadrúpedes da terra, os animais ferozes, os répteis e as aves do céu.
Ouvi também uma voz que me dizia: ‘Vamos, Pedro, mata e come.’
Mas eu respondi: ‘De modo algum, Senhor! Nunca entrou na minha boca nada de profano ou impuro!’
A voz fez-se ouvir do Céu pela segunda vez:
‘O que Deus purificou não o consideres tu impuro.’
Isto repetiu-se três vezes; depois tudo foi novamente elevado ao Céu.
Nesse instante, apresentaram-se três homens na casa em que estávamos, enviados de Cesareia à minha presença.
O Espírito disse-me que os acompanhasse sem hesitar. Vieram também comigo os seis irmãos, aqui presentes, e entrámos em casa do homem.
Ele contou-nos que tinha visto um anjo apresentar-se em sua casa, dizendo-lhe: ‘Envia alguém a Jope e manda chamar Simão, cujo sobrenome é Pedro;
ele dir-te-á palavras que te hão-de trazer a salvação, a ti e a toda a tua casa.’
Ora quando principiei a falar, o Espírito Santo desceu sobre eles como sobre nós, ao princípio.
Recordei-me então da palavra do Senhor, quando Ele dizia: ‘João baptizou em água; vós porém, sereis baptizados no Espírito Santo.’
Se Deus, portanto, lhes concedeu o mesmo dom que a nós por terem acreditado no Senhor Jesus Cristo, quem era eu para me opor a Deus?»
Estas palavras apaziguaram-nos e eles deram glória a Deus, dizendo: «
Deus também concedeu aos pagãos o arrependimento que conduz à Vida!»
Livro de Salmos 42(41),2-3.43(42),3.4.
Como suspira a corça pelas águas correntes assim a minha alma suspira por Ti, ó Deus.
A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo! Quando poderei viver na presença de Deus?
Envia a Tua luz e a Tua verdade para que elas me guiem e conduzam à Tua montanha santa, à Tua morada.
Eu irei ao altar de Deus, ao Deus que é a alegria da minha vida. Ao som da harpa Te louvarei, ó Deus, meu Deus.

Evangelho segundo S. João 10,11-18.
Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
O mercenário e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as
porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas.
Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me,
assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai e
ofereço a minha vida pelas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil (da comunidade judaica). Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.
É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida para a retomar depois.
Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente.
Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»
São João Damasceno (c. 675-749), monge, teólogo, doutor da Igreja Exposição da fé ortodoxa, 1

Oração de um pastor ao Bom Pastor
Ó Jesus Cristo, meu Senhor, Tu abaixastes-Te para me levares aos ombros, a mim, ovelha perdida (Lc 15,5) e colocaste-me em verdes prados (Sl 22,2). Refrescaste-me nas fontes da verdadeira doutrina (ibid) por intermédio dos Teus pastores, de quem Tu mesmo eras pastor antes de lhes confiares o Teu rebanho. [...] E agora, Senhor, chamaste-me [...] para estar ao serviço dos Teus discípulos, não sei por que desígnio da Tua Providência, pois só Tu o sabes.
Mas, Senhor, aligeira o pesado fardo dos meus pecados que Te ofenderam gravemente; purifica o meu espírito e o meu coração. Guia-me por caminhos rectos (Sl 22,3) como uma lâmpada que me ilumina. Dá-me a coragem de propagar a Tua palavra; que a língua de fogo do Teu Espírito (Act 2,3) me dê uma língua perfeitamente livre e me torne sempre atento à Tua presença.
Sê o meu pastor, Senhor, e sê comigo o pastor das Tuas ovelhas de modo que o meu coração não se desvie nem para a direita nem para a esquerda. Que o Teu Espírito me dirija pelo caminho recto de modo a que as minhas acções se realizem até ao fim segundo a Tua vontade.
Livro dos Actos dos Apóstolos 11,19-26.
Entretanto os que se tinham dispersado, devido à perseguição desencadeada por causa de Estêvão, adiantaram-se até à Fenícia, Chipre e Antioquia, mas não anunciavam a palavra senão aos judeus.
Houve porém, alguns deles, homens de Chipre e Cirene que, chegando a Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando-lhes a Boa-Nova do Senhor Jesus.
A mão do Senhor estava com eles e grande foi o número dos que abraçaram a fé e se converteram ao Senhor.
A notícia chegou aos ouvidos da igreja de Jerusalém e mandaram Barnabé a Antioquia.
Assim que ele chegou e viu a graça concedida por Deus, regozijou-se com isso e exortou-os a todos a que se conservassem unidos ao Senhor, de coração firme;
ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Assim uma grande multidão aderiu ao Senhor.
Então Barnabé foi a Tarso procurar Paulo.
Encontrou-o e levou-o para Antioquia. Durante um ano inteiro, mantiveram-se juntos nesta igreja e ensinaram muita gente. Foi em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de «cristãos.»
Livro de Salmos 87(86),1-3.4-5.6-7.
Fundada por Ele sobre o monte santo,
o SENHOR ama a cidade de Sião mais do que todas as moradas de Jacob.
Gloriosas coisas se dizem de ti, ó cidade de Deus.
Incluirei Raab e Babilónia na lista dos que me conhecem; a Filisteia, Tiro e a Etiópia, uns e outros ali nasceram.

Mas de Sião há-de dizer-se: "Todos lá nasceram; o próprio Altíssimo a fortaleceu."
O SENHOR escreverá no registo dos povos, anotando: "Este nasceu em Sião."
E eles dirão, cantando e dançando: "A minha única fonte está em ti."
Evangelho segundo S. João 10,22-30.
Em Jerusalém celebrava-se então a festa da Dedicação do Templo. Era Inverno.
Jesus Cristo passeava pelo templo, debaixo do pórtico de Salomão.
Rodearam-no então os judeus e começaram a perguntar-lhe: «Até quando nos deixarás na incerteza? Se és o Messias, di-lo claramente.»
Jesus Cristo respondeu-lhes: «Já vo-lo disse, mas não credes. As obras que Eu faço em nome de meu Pai, essas dão testemunho a meu favor;
mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas.
As minhas ovelhas escutam a minha voz: Eu conheço-as e elas seguem-me.
Dou-lhes a vida eterna e nem elas hão-de perecer jamais nem ninguém as arrancará da minha mão.
O que o meu Pai me deu vale mais que tudo e ninguém o pode arrancar da mão do Pai.
Eu e o Pai somos Um.»

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Sobre a Trindade I, 13, 30-31

«Até quando nos deixarás na incerteza?»
Sendo igual ao Pai, o Filho de Deus não recebeu o poder de julgar, mas tem-no em comum com o Pai. Recebeu-o de modo a que os bons e os maus O vejam julgar porque Ele é o Filho do Homem. O Filho do Homem será dado a ver também aos perversos, mas a visão da Sua divindade será dada apenas aos puros de coração porque estes verão a Deus (Mt 5,8). O que é a vida eterna, senão esta visão que será negada aos ímpios? «Esta é a vida eterna: que Te conheçam a Ti, único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo, a quem Tu enviaste» (Jo 17,3). Como conhecerão o próprio Jesus Cristo, senão como Filho do Deus verdadeiro, Ele que Se revelará a todos? Ele apresentar-Se-á cheio de bondade à vista dos corações puros. «Como Deus é bom para Israel, para os que têm coração puro!» (Sl 72,1). Só Deus é bom.
Eis a razão porque alguém que chamou ao Senhor «bom mestre», pedindo-Lhe conselho para chegar à vida eterna, suscitou esta resposta: «Porque Me interrogas sobre o que é bom? Ninguém é bom senão um só: Deus» (Mc 10,17-18). É que este homem que O interrogou não suspeitava a Quem se dirigia e tomou-O simplesmente por um filho de homem. [...] «Este aspecto de que Me revisto é o aspecto do Filho do Homem, aquele que foi assumido, aquele que aparecerá aquando do juízo final, tanto aos ímpios como aos justos. [...] Mas há uma visão da Minha condição divina; quando a tive, não prevaleci do facto de tal condição Me tornar Filho de Deus, antes Me aniquilei a Mim mesmo para assumir a outra condição» (Fil 2,6-7). Por conseguinte Ele, o Deus único, Pai, Filho, Espírito Santo, aparecerá apenas para alegria permanente dos justos.
Livro dos Actos dos Apóstolos 12,24-25.13,1-5.
Entretanto a palavra de Deus crescia e multiplicava-se.
Barnabé e Saulo, depois de terem cumprido a sua missão, regressaram de Jerusalém, levando consigo João, de sobrenome Marcos.
Havia na igreja, estabelecida em Antioquia, profetas e doutores: Barnabé, Simeão, chamado ‘Níger’, Lúcio de Cirene, Manaen, companheiro de infância do tetrarca Herodes, e Saulo.
Estando eles a celebrar o culto em honra do Senhor e a jejuar, disse-lhes o Espírito Santo: «Separai Barnabé e Saulo para o trabalho a que Eu os chamei.»
Então depois de terem jejuado e orado, impuseram-lhes as mãos e deixaram-nos partir.
Enviados, pois pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e ali meteram-se num barco rumo à ilha de Chipre.
Chegados que foram a Salamina, começaram a anunciar a palavra de Deus nas sinagogas dos judeus. Tinham também João como auxiliar.

Livro de Salmos 67(66),2-3.5.6.8.
Deus se compadeça de nós e nos abençoe, faça brilhar sobre nós a Sua luz.
Sejam conhecidos na Terra os Teus caminhos e entre as nações, a Tua salvação!
Alegrem-se e exultem as nações porque julgas os povos com justiça e governas as nações sobre a Terra.
Que os povos Te louvem, ó Deus! Todos os povos Te louvem!

Que Deus nos abençoe e o seu Amor chegue aos confins da Terra!

Evangelho segundo S. João 12,44-50.
Jesus Cristo levantou a voz e disse: «Quem crê em mim, não é em mim que crê, mas sim n'Aquele que me enviou
e quem me vê a mim, vê aquele que me enviou.
Eu vim ao mundo como luz para que todo o que crê em mim não fique nas trevas.
Se alguém ouve as minhas palavras e não as cumpre, não sou Eu que o julgo, pois não vim para condenar o mundo, mas sim para o salvar.
Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras tem quem o julgue: a palavra que Eu anunciei, essa é que o há-de julgar no último dia;
porque Eu não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou, é que me encarregou do que devo dizer e anunciar.
E Eu bem sei que este seu mandato traz consigo a vida eterna; por isso, as coisas que Eu anuncio, anuncio-as tal como o Pai as disse a mim.»

Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (Norte de África) e doutor da Igreja
Sobre a Trindade, I, 13, 30-31

«Quem Me vê a Mim, vê Aquele que Me enviou»
Alguém que tinha chamado «bom mestre» a Jesus, pedindo-Lhe conselho para alcançar a vida eterna, recebeu esta resposta: «Porque Me chamas bom? Ninguém é bom senão um só: Deus» (Mc 10,17-18). [...] Sim, se Me vires na Minha condição divina, Eu sou bom, mas se Me vês somente na condição humana que contemplas agora, porque Me interrogas acerca do que é bom, se és daqueles que apenas "Hão-de olhar para Aquele que trespassaram"?» (Jo 19-37; Zc 12,10). Essa visão trar-lhes-á infelicidade porque será a visão do castigo.
Existe, com efeito, uma visão em que contemplaremos a imutável substância de Deus, invisível aos olhos humanos, e essa visão que só é prometida aos santos, é aquela a que o apóstolo Paulo chama um «face a face» (1Cor 13,12); dessa visão, diz o apóstolo João: «Seremos semelhantes a Ele porque O veremos tal como Ele é» (crer em Deus é entrar num universo imenso, só acessível àqueles que crêem. Aos outros por muito que seja provado, não crerão porque este universo não lhes está acessível. O mesmo se passa para qualquer mundo deste universo: só é compreensível para aqueles para os quais está acessível e basta o jeito de Deus nos burilar para chegarmos à sua compreensão. Por muitas palavras, por muitos exemplos, por muitas provas; nada é suficiente; só Deus torna tudo suficiente) (1Jo 3,2) e o salmista: «Uma só coisa peço ao Senhor e ardentemente a desejo: é habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida» (Sl 26,4). O próprio Senhor o diz: «Eu o amarei e hei-de manifestar-Me a ele» (Jo 14,21). É por essa visão que purificamos os nossos corações na fé para pertencermos ao número dos «puros de coração que verão a Deus» (Mt 5,8). Essa visão e apenas ela é o nosso supremo bem e é para a alcançarmos que temos o dever de fazer tudo o que fazemos de bem.
Livro dos Actos dos Apóstolos 13,13-25.
De Pafos, onde embarcaram Paulo e os companheiros, dirigiram-se a Perga da Panfília. João, porém, separando-se deles, voltou para Jerusalém.
Quanto àqueles, deixaram Perga e, caminhando sempre, chegaram a Antioquia da Pisídia. A um sábado, entraram na sinagoga e sentaram-se.
Depois da leitura da Lei e dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram-lhes dizer: «Irmãos, se tiverdes alguma exortação a dirigir ao povo, falai.»
Então Paulo, levantando-se, fez sinal com a mão e disse: «Homens de Israel e vós os tementes a Deus, escutai:
O Deus deste povo, o Deus de Israel, escolheu os nossos pais e engrandeceu este povo durante a sua permanência no Egipto. Depois com a força do seu braço, retirou-o de lá
e durante uns quarenta anos, sustentou-o no deserto.
A seguir, exterminando sete nações na terra de Canaã, conferiu-lhes a posse do seu território,
por cerca de quatrocentos e cinquenta anos. Depois disso, deu-lhes juizes até ao profeta Samuel.
Em seguida, pediram um rei e Deus concedeu-lhes, durante quarenta anos, Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim.
Pondo este de parte, Deus elevou David como rei e a seu respeito deu este testemunho: ‘Encontrei David, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará todas as minhas vontades.’
Da sua descendência, segundo a sua promessa, Deus proporcionou a Israel um Salvador, que é Jesus.
João preparou a sua vinda, anunciando um baptismo de penitência a todo o povo de Israel.
Quase a terminar a sua carreira, João dizia: ‘Eu não sou quem julgais; mas vem depois de mim, alguém cujas sandálias não sou digno de desatar.’

Livro de Salmos 89(88),2-3.21-22.25.27.
Hei-de cantar para sempre o amor do SENHOR; a todas as gerações anunciarei a Sua fidelidade.
Proclamarei que o Teu amor é para sempre e que a Tua fidelidade é eterna como o céu.
Encontrei David, meu servo, e ungi-o com óleo santo.
A minha mão estará sempre com ele e o meu braço há-de torná-lo forte.

A Minha fidelidade e o Meu Amor estarão com ele; pelo Meu nome crescerá o seu poder.
Ele me invocará, dizendo: 'Tu és meu pai, és o meu Deus e o rochedo da minha salvação!'(no sentido “Tu para mim és tudo”)

Evangelho segundo S. João 13,16-20.
Em verdade, em verdade vos digo, não é o servo mais do que o seu Senhor, nem o enviado mais do que aquele que o envia. (então não pode existir obediência cega; só obediência aos mandamentos de Deus: Ama a Deus acima de todas as coisas; ama o próximo como a ti mesmo. As relações devem pautar-se por deveres e direitos para cada um com base no LIVRE ARBÍTRIO que Deus concede a cada um de nós, aos seres humanos. Se é assim que Deus se relaciona connosco, como podem homens e mulheres se relacionar entre si diferentemente, pelo menos os crentes? Foi para isto que Jesus Cristo também deu a vida porque não é assim no povo onde Ele nasceu)
Uma vez que sabeis isto, sereis felizes se o puserdes em prática.
Não me refiro a todos vós. Eu bem sei quem escolhi e há-de cumprir-se a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim o calcanhar.
Desde já vo-lo digo, antes que isso aconteça para que, quando acontecer, acrediteis que Eu sou.
Em verdade, em verdade vos digo: quem receber aquele que Eu enviar é a mim que recebe e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.»

Santo [Padre] Pio de Pietrelcina (1887-1968), capuchinho
Ep 3, 707; 2,70

«Quem receber aquele que Eu enviar é a Mim que recebe»
Depois do amor a Nosso Senhor, recomendo-te o amor à Igreja, Sua Esposa. Ela é de algum modo a pomba que incuba e faz nascer os pequeninos do Esposo. Dá sempre graças a Deus por seres filha da Igreja, a exemplo de um tão grande número de almas que nos precederam nesta via bem-aventurada. Tem muita compaixão por todos os pastores, pregadores e guias espirituais espalhados por toda a superfície da Terra. [...] Reza a Deus por eles para que, sendo eles próprios salvos, sejam produtivos e facilitem a salvação das almas.
Ora tanto pelas pessoas pérfidas como pelas fervorosas, ora pelo Santo Padre, por todas as necessidades espirituais e temporais da Igreja porque é ela a nossa mãe. Faz também uma oração especial por todos os que trabalham para a salvação das almas para glória do Pai.
Livro dos Actos dos Apóstolos 13,26-33.
Irmãos, filhos da estirpe de Abraão, e os que de entre vós são tementes a Deus, a nós é que foi dirigida a palavra de salvação.
Sem dúvida, os habitantes de Jerusalém e os seus chefes não quiseram reconhecer Jesus Cristo, mas, condenando-o cumpriram, sem disso se aperceberem, as profecias que são lidas todos os sábados.
Embora não tivessem encontrado n'Ele motivo algum de morte, exigiram a Pilatos que O mandasse matar.
Quando cumpriram tudo o que acerca dele estava escrito, desceram-n'O do madeiro e sepultaram-n'O.
Mas Deus ressuscitou-O dos mortos
e, durante muitos dias, apareceu aos que tinham subido com Ele da Galileia a Jerusalém, os quais são agora suas testemunhas diante do povo.
E nós estamos aqui para vos anunciar a Boa-Nova de que a promessa feita a nossos pais,
Deus a cumpriu em nosso benefício, para nós, seus filhos, ressuscitando Jesus, como está escrito no Salmo segundo: Tu és meu filho, Eu hoje te gerei!

Livro de Salmos 2,6-7.8-9.10-11.
"Fui Eu que consagrei o meu rei sobre o meu monte santo de Sião!"
Vou anunciar o decreto do SENHOR. Ele disse-me: "Tu és meu filho, Eu hoje te gerei.
Pede-me e Eu te darei povos como herança e os confins da Terra por domínio.
Hás-de governá-los com ceptro de ferro e destruí-los como um vaso de barro."

E agora, prestai atenção, ó reis! Deixai-vos instruir, juízes da Terra!
Servi o SENHOR com adoração, prestai-lhe homenagem com solicitude,
Evangelho segundo S. João 14,1-6.
Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar?
E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também.
E para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.»
Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?»
Jesus Cristo respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.

São Boaventura (1221-1274), franciscano, doutor da Igreja
Itinerário da mente para Deus, VII, 1-2, 4, 6

«Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida»
Aquele que volta propositada e completamente os olhos para Jesus Cristo ao vê-Lo pregado na cruz, com fé, esperança e caridade, devoção, admiração, regozijo, reconhecimento, elogio e júbilo, esse celebra a Páscoa com Ele, ou seja, põe-se a caminho para atravessar o Mar Vermelho graças à bengala da cruz (cf Ex 14,16). Ao deixar o Egipto, entra no deserto para aí provar o «maná escondido» (Ap 2,17) e repousar com Jesus Cristo no túmulo, exteriormente como morto, mas experimentando – na medida em que os seus progressos lho permitem – o que foi dito na cruz ao malfeitor, companheiro de Jesus Cristo: «Hoje mesmo estarás coMigo no Paraíso» (Lc 23,43). [...]
Nesta travessia, se queremos ser perfeitos, importa abandonar toda a especulação intelectual. Qualquer ponta de desejo deve ser transportada e transformada em Deus. Eis o segredo dos segredos que «ninguém conhece excepto aquele que o recebe» (Ap 2,17). [...] Se procuras saber como é que isto se produz, interroga a graça e não o saber, a tua aspiração profunda e não o teu intelecto, o gemido da tua prece e não a tua paixão pela leitura. Interroga o Esposo e não o professor, Deus e não o homem.
Livro dos Actos dos Apóstolos 13,44-52.
No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra do Senhor.
A presença da multidão encheu os judeus de inveja e responderam com blasfémias ao que Paulo dizia.
Então desassombradamente Paulo e Barnabé afirmaram: «Era primeiramente a vós que a palavra de Deus devia ser anunciada. Visto que a repelis e vós próprios vos julgais indignos da vida eterna, voltamo-nos para os pagãos,
pois assim nos ordenou o Senhor: Estabeleci-te como luz dos povos para levares a salvação até aos confins da Terra.»
Ao ouvirem isto, os pagãos encheram-se de alegria e glorificavam a palavra do Senhor e todos os que estavam destinados à vida eterna abraçaram a fé.
Assim a palavra do Senhor divulgava-se por toda aquela região.
Mas os judeus incitaram as senhoras devotas mais distintas e os de maior categoria da cidade, desencadeando uma perseguição contra Paulo e Barnabé, e expulsaram-nos do seu território.
Estes, sacudindo contra eles o pó dos pés, foram para Icónio.
Quanto aos discípulos, estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.

Livro de Salmos 98(97),1.2-3ab.3cd-4.
Cantai ao SENHOR um cântico novo porque Ele fez maravilhas! A Sua mão direita e o Seu santo braço lhe deram a vitória.
O SENHOR anunciou a Sua vitória, revelou aos povos a Sua justiça.
Lembrou-se do Seu amor e da Sua fidelidade em favor da casa de Israel. Todos os confins da Terra presenciaram o triunfo libertador do nosso Deus.
Aclamai o SENHOR, Terra inteira, exultai de alegria e cantai.

Evangelho segundo S. João 14,7-14.
Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.(em Jesus Cristo)»
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!»
Jesus Cristo disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'?
Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai que, estando em mim, realiza as Suas obras.
Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras.
Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo e fará obras maiores do que estas porque Eu vou para o Pai
e o que pedirdes em Meu nome Eu o farei de modo que, no Filho, se manifeste a glória do Pai.
Se me pedirdes alguma coisa em Meu nome, Eu o farei.»

São Vicente de Paulo (1581-1660), presbítero, fundador de comunidades religiosas
Conferência de 2/5/1659

«Quem crê em Mim também fará as obras que Eu realizo; e fará obras maiores do que estas»
Nosso Senhor Jesus Cristo disse: «Bem-aventurados os pobres em espírito» (Mt 5,3); deste modo, a Sabedoria eterna mostra quanto os trabalhadores evangélicos devem evitar a magnificência das acções e das palavras e assumir uma maneira de agir e de falar humilde, fácil e comum. É o demónio que nos entrega a essa tirania de querer ter sucesso e que, ao ver-nos executar uma tarefa com simplicidade, nos diz: «Eis uma coisa baixa; isto é demasiado banal e muito indigno da majestade cristã». Armadilha do demónio! Tomai cuidado, Senhores, renunciai a essas vaidades. [...] Tende presente os modos de Nosso Senhor, tão humilde e tão adverso a isso.
Ele poderia dar um grande realce às Suas obras e uma potência soberana às Suas palavras, mas não o fez. «Vós fareis, dizia aos Seus discípulos, as obras que Eu realizo e fareis obras maiores do que estas.» Mas, Senhor, porque quereis que, ao fazer o que haveis feito, façam mais que Vós? É que Nosso Senhor quer deixar-Se ultrapassar nas acções públicas para Se distinguir nas humildes e secretas; Ele deseja os frutos do Evangelho e não os barulhos do mundo e, para isso, fez mais por meio dos Seus servidores do que por Si mesmo.
Ele quis que São Pedro convertesse, de uma vez três mil e de outra cinco mil pessoas (Act 2,41; 4,4) e que toda a Terra fosse iluminada pelos apóstolos. Quanto a Ele, embora tenha sido a luz do mundo (Jo 8,12), só pregou em Jerusalém e nos arredores e pregou aí sabendo que obteria menos resultados que noutros lugares. [...] Fez, pois poucas coisas e os Seus pobres discípulos, ignorantes e grosseiros, animados pela Sua força, fizeram mais do que Ele. Porquê? Foi porque Ele quis ser humilde naquilo que fez.
Livro dos Actos dos Apóstolos 6,1-7.
Por esses dias, como o número de discípulos ia aumentando, houve queixas dos helenistas contra os hebreus porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário.
Os Doze convocaram então a assembleia dos discípulos e disseram: «Não convém deixarmos a palavra de Deus para servirmos às mesas.
Irmãos, é melhor procurardes entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria; confiar-lhes-emos essa tarefa.
Quanto a nós, entregar-nos-emos assiduamente à oração e ao serviço da Palavra.»
A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
Foram apresentados aos Apóstolos que, depois de orarem, lhes impuseram as mãos.
A palavra de Deus ia-se espalhando cada vez mais; o número dos discípulos aumentava consideravelmente em Jerusalém e grande número de sacerdotes obedeciam à Fé.

Livro de Salmos 33(32),1-2.4-5.18-19.
Exultai, ó justos, no SENHOR; louvai-O, rectos de coração.
Louvai o SENHOR com a cítara; cantai-lhe salmos com a harpa de dez cordas.
As palavras do SENHOR são verdadeiras, as suas obras nascem da fidelidade.
Ele ama a rectidão e a justiça; a Terra está cheia da Sua bondade.

Os olhos do SENHOR velam pelos Seus fiéis, por aqueles que esperam na Sua bondade,
para os libertar da morte e os manter vivos no tempo da fome.

1ª Carta de S. Pedro 2,4-9.
Aproximando-vos dele, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus,
também vós – como pedras vivas – entrais na construção de um edifício espiritual, em função de um sacerdócio santo, cujo fim é oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
Por isso se diz na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa; quem crer nela não será confundido
A honra é então para vós, os crentes; mas para os incrédulos, a pedra que os construtores rejeitaram, esta mesma tornou-se a pedra angular
e também uma pedra que faz tropeçar, uma pedra de escândalo. Tropeçam nela porque não creram na palavra; para isso estavam destinados.
Vós, porém, sois linhagem escolhida, sacerdócio régio, nação santa, povo adquirido em propriedade a fim de proclamardes as maravilhas d'Aquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirável.

Evangelho segundo S. João 14,1-12.
Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar?
E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também.
E para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.»
Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?»
Jesus Cristo respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.
Se ficastes a conhecer-me, conhecereis também o meu Pai. E já o conheceis, pois estais a vê-lo.»
Disse-lhe Filipe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta!»
Jesus Cristo disse-lhe: «Há tanto tempo que estou convosco e não me ficaste a conhecer, Filipe? Quem me vê, vê o Pai. Como é que me dizes, então, 'mostra-nos o Pai'?
Não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim? As coisas que Eu vos digo não as manifesto por mim mesmo: é o Pai que, estando em mim, realiza as Suas obras.
Crede-me: Eu estou no Pai e o Pai está em mim; crede, ao menos, por causa dessas mesmas obras.
Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim também fará as obras que Eu realizo e fará obras maiores do que estas porque Eu vou para o Pai.

Beato João Paulo II
Encíclica «Dives in misericordia, sobre a misericórdia divina» §2

«Quem Me vê, vê o Pai»
Deus que «habita numa luz inacessível» (1 Tm 6,16), fala também ao homem através da linguagem de todo o universo: «Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, tanto o Seu poder eterno como a Sua divindade, tornam-se reconhecíveis quando as obras por Ele realizadas são consideradas pela mente humana» (Rm 1,20). Este conhecimento indirecto e imperfeito [...] não é ainda «visão do Pai». «Ninguém jamais viu a Deus» (porque Deus é invisível, não tem corpo, mas tem o corpo de todos aqueles(as) que levam uma vida saudável), escreve São João, para dar maior relevo à verdade segundo a qual «o Filho unigénito que está no seio do Pai, é que O deu a conhecer» (1,18).
A «revelação» manifesta Deus no insondável mistério do Seu ser ─ uno e trino ─ rodeado de «luz inacessível». Mediante esta «revelação» de Jesus Cristo, conhecemos a Deus, antes de mais nada, na Sua relação de amor para com o homem [...]» (cf. Tt 3,4).
É precisamente aqui que «as Suas perfeições invisíveis» se tornam, de maneira particular, «reconhecíveis», incomparavelmente mais reconhecíveis do que através de todas as outras «obras por Ele realizadas». Tornam-se visíveis em Jesus Cristo e por meio de Jesus Cristo, por intermédio das Suas acções e palavras e, por fim, mediante a Sua morte na cruz e a Sua ressurreição. Deste modo, em Jesus Cristo e por Jesus Cristo, Deus, com a Sua misericórdia, torna-se também particularmente visível.

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