sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cristianismo 19


Os meus blogues

http://www.institutosacarneiro.pt/ “Europa” - Maria de Portugal
http://www.psd.pt/ Homepage (rodapé) - “Povo Livre” - salvar (=guardar)
-----------------------------------------------------
= CRISTIANISMO =
«Senhor, a quem iremos? Tu tens palavras de vida eterna» Jo 6,68
Quanto ao desenvolvimento de novas versões linguísticas, lançamos um apelo. Desejamos propor este serviço em chinês (mandarim), hindi e bengali e procuramos pessoas católicas, leigas ou religiosas, que desejem participar nestas (ou noutras) versões de EVANGELIZO. Neste momento, como sabem, existem dez versões: alemão, árabe, arménio, castelhano, francês, inglês, italiano, neerlandês, polaco e português. Os membros da equipa de tradução vivem em várias partes do mundo e são leigos ou religiosos de diversas comunidades: cistercienses, beneditinos, jesuítas, redentoristas, carmelitas descalças, irmãos e irmãs da fraternidade monástica de Jerusalém.
Podem contactar connosco através da página “contactos” do nosso sítio internet: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=contact. Obrigado.
Queremos agradecer também a quantos, com a sua contribuição, permitem o financiamento e o desenvolvimento do serviço. Como sabem, ele é e será sempre gratuito, mas essas contribuições servem, em parte, para apoiar os mosteiros que nos ajudam na selecção e tradução diária dos comentários, bem como para financiar o material informático. É por esta relação entre a vida activa e a contemplativa que o Evangelho Quotidiano pode funcionar.
Se deseja fazer um donativo: http://www.evangelizo.org/main.php?language=PT&module=helpus. Obrigado.
Criado em 2001, EVANGELIZO propõe aos seus leitores um acesso fácil e rápido a todas as leituras da liturgia católica do dia, à vida dos santos e a um comentário feito por uma grande figura da Igreja. Com 70 voluntários espalhados pelo mundo, Evangelho Quotidiano é enviado a quase 500 000 leitores, inscritos no serviço de envio diário por correio electrónico.
Fazemo-vos uma proposta; um amigo por dia. É um mínimo, que não ocupa quase tempo nenhum. Abram o nosso portal (http://www.evangelizo.org/) e, clicando na bandeira que vos interessa, inscrevam o amigo de que se lembrarem na casa “o seu endereço e-mail”. Confirmem e já está! Ele receberá uma carta nossa a pedir se aceita a inscrição.
Um por dia! Não é pedir muito, pois não? O Senhor vos agradecerá.
Com os votos de uma santa e frutuosa caminhada,
A equipa portuguesa do Evangelho Quotidiano
---------------------------------------------------------------------------------------------------
O serviço está agora disponível gratuitamente em vários meios e suportes: por correio electrónico; no computador: http://www.evangelhoquotidiano.org/; em telefone móvel: http://mobile, evangelizo.org; em telefone “Iphone” e “Android”: aplicações “Evangelizo”.
Livro dos Actos dos Apóstolos 14,5-18.
Entre os pagãos e os judeus, conduzidos pelos respectivos chefes, levantou-se um movimento para os maltratar e apedrejar.
Logo que tiveram conhecimento disso, refugiaram-se nas cidades da Licaónia, Listra e Derbe e arredores,
onde começaram a anunciar a Boa-Nova.
Havia em Listra um homem aleijado dos pés, coxo de nascença e que nunca tinha andado.
Um dia ouviu Paulo falar. Este, fitando nele os olhos e vendo que tinha fé para ser curado,
disse-lhe em voz alta: «Ergue-te, direito sobre os teus pés!» Ele deu um salto e começou a andar.
Ao ver o que Paulo acabava de fazer, a multidão gritou em licaónio: «Os deuses tomaram forma humana e desceram até nós!»
E chamavam Zeus a Barnabé e Hermes a Paulo, pois este é que lhes dirigia a palavra.
Então o sacerdote do templo de Zeus, venerado junto da cidade, trazendo touros e grinaldas para as portas da cidade, pretendia, juntamente com a multidão, oferecer-lhes um sacrifício.
Ao terem conhecimento disso, os Apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as vestes e precipitaram-se para a multidão, gritando:
«Amigos, que fazeis? Também nós somos homens da mesma condição que vós, homens que vos anunciam a Boa-Nova de que deveis abandonar os ídolos vãos e voltar-vos para o Deus vivo que fez o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles se encontra.
Nas gerações passadas, permitiu que todos os povos seguissem os seus próprios caminhos,
mas nem por isso deixou de dar testemunho da sua generosidade, dispensando-vos do céu chuvas e estações de fertilidade, enchendo os vossos corações de alimento e de felicidade.»

Mesmo depois de terem assim falado, foi a custo que impediram a multidão de lhes oferecer um sacrifício.

Livro de Salmos 115(113B),1-2.3-4.15-16.
Não a nós, ó SENHOR, não a nós, mas ao Teu nome dá glória, pelo Teu amor e fidelidade.
Se não, os pagãos vão continuar a dizer: «Onde está o vosso Deus?»
O nosso Deus, lá do céu, faz tudo o que lhe apraz.
Os ídolos dos pagãos são ouro e prata, obra das mãos dos homens:

Sede abençoados pelo SENHOR, que fez o céu e a Terra.
O céu é pertença do SENHOR; mas a Terra, Ele a deu aos seres humanos.

Evangelho segundo S. João 14,21-26.
Quem recebe os meus mandamentos e os observa, esse é que me tem amor e quem me tiver amor será amado por meu Pai e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele.»
Perguntou-lhe Judas, não o Iscariotes: «Porque te hás-de manifestar a nós e não te manifestarás ao mundo?»
Respondeu-lhe Jesus Cristo: «Se alguém me tem amor, há-de guardar a minha palavra e o meu Pai o amará e Nós viremos a ele e nele faremos morada.
Quem não me tem amor, não guarda as minhas palavras e a palavra que ouvis não é minha, mas é do Pai que me enviou».
«Fui-vos revelando estas coisas enquanto tenho permanecido convosco;
mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, esse é que vos ensinará tudo e há-de recordar-vos tudo o que Eu vos disse.»


São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja
Homilias sobre os Evangelhos, n°30

«Nós viremos a ele e nele faremos morada»
«O meu Pai o amará e Nós viremos a ele e nele faremos morada». Imaginai, irmãos muito amados, que festa seria receber a Deus na morada do nosso coração! Se um amigo rico e poderoso quisesse entrar em nossa casa, evidentemente que toda a casa seria limpa para que nada pudesse chocar o seu olhar quando entrasse. Que aquele que prepara para Deus a morada da sua alma purifique todo o que estiver sujo devido às suas más acções.
Notai bem o que diz a Verdade: «Nós viremos a ele e nele faremos morada» porque Ele pode passar no coração de alguns sem ficar lá a morar. Quando estes têm remorsos, vêem claramente o olhar de Deus; mas quando vem a tentação, esquecem o objecto do seu arrependimento anterior e caem de novo nos seus pecados como se nunca os tivessem chorado. Pelo contrário, no coração daquele que ama verdadeiramente a Deus, que observa os Seus mandamentos, o Senhor vem e faz nele morada, pois o amor de Deus preenche-o de tal modo que não se afasta desse amor no momento da tentação. Portanto, é esse, cuja alma não aceita ser dominada por um mau prazer que ama verdadeiramente a Deus. [...] Daqui esta afirmação: «Quem não Me tem amor, não guarda as Minhas palavras». Examinai-vos cuidadosamente a vós próprios, irmãos muito amados; perguntai-vos se amais verdadeiramente a Deus. Mas não vos fieis da resposta do vosso coração sem a comparar com os vossos actos.
Livro dos Actos dos Apóstolos 14,19-28.
Apareceram então, vindos de Antioquia e de Icónio, alguns judeus que aliciaram o povo, apedrejaram Paulo e, julgando-o morto, arrastaram-no para fora da cidade.
Mas como os discípulos o tivessem rodeado, ele ergueu-se e voltou para a cidade. No dia seguinte, partiu para Derbe com Barnabé.
Depois de terem anunciado a Boa-Nova àquela cidade e de terem feito numerosos discípulos, Paulo e Barnabé voltaram a Listra, Icónio e Antioquia.
Fortaleciam a alma dos discípulos, encorajavam-nos a manterem-se firmes na fé porque, diziam eles: «Temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus.»
Depois de lhes terem constituído anciãos em cada igreja, pela imposição das mãos e de terem feito orações acompanhadas de jejum, recomendaram-nos ao Senhor em quem tinham acreditado.
A seguir atravessaram a Pisídia, chegaram à Panfília e,
depois de anunciarem a palavra em Perga, desceram a Atália.
De lá foram de barco para Antioquia de onde tinham partido, confiados na graça de Deus, para o trabalho que agora acabavam de realizar.
Assim que chegaram, reuniram a igreja e contaram tudo o que Deus fizera com eles e como abrira aos pagãos a porta da fé.
E demoraram-se bastante tempo com os discípulos.

Livro de Salmos 145(144),10-11.12-13ab.21.
Louvem-te, SENHOR, todas as Tuas criaturas; todos os Teus fiéis Te bendigam.
Dêem a conhecer a glória do Teu reino e anunciem os Teus feitos poderosos
para mostrar aos homens as Tuas proezas e o esplendor glorioso do Teu reino. O Teu reino é um reino para toda a eternidade e o Teu domínio estende-se por todas as gerações.

Cante a minha boca os louvores do SENHOR e todo o ser vivo bendiga o Seu Santo nome para sempre!

Evangelho segundo S. João 14,27-31.
«Deixo-vos a paz; dou-vos a minha paz. Não é como a dá o mundo que Eu vo-la dou. Não se perturbe o vosso coração nem se acobarde.
Ouvistes o que Eu vos disse: 'Eu vou, mas voltarei a vós.' Se me tivésseis amor, havíeis de alegrar-vos por Eu ir para o Pai, pois o Pai é mais do que Eu.
Digo-vo-lo agora, antes que aconteça para crerdes quando isso acontecer.
Já não falarei muito convosco, pois está a chegar o dominador deste mundo; ele nada pode contra mim,
mas o mundo tem de saber que Eu amo o Pai e actuo como o Pai me mandou. Levantai-vos, vamo-nos daqui!»

Beato João XXIII (1881-1963), Papa
Discorsi, V, p. 210

«Dou-vos a Minha paz»
Oh Príncipe da paz, Jesus Cristo ressuscitado, olha com benevolência para toda a humanidade. É apenas de Ti que ela espera auxílio e socorro. Tal como nos tempos da Tua vida terrena, continuas a preferir os pequenos, os humildes, os que sofrem. Vais sempre à frente dos pecadores. Faz com que todos Te invoquem e Te encontrem para terem em Ti o caminho, a verdade e a vida (Jo 14,6). Concede-nos a Tua paz, Cordeiro imolado para nossa salvação (Ap 5,6; Jo 1,29): «Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, dai-nos a paz!»
Eis, Jesus Cristo, a nossa oração: Afasta do coração dos homens (e das mulheres) tudo aquilo que pode comprometer a sua paz, confirma-os na verdade, na justiça e no amor fraterno. Ilumina os dirigentes; que os seus esforços em prol do bem-estar dos povos se unam no esforço para lhes assegurar a paz. Estimula a vontade de todos para que removam as barreiras que dividem a fim de reforçarem os laços da caridade. Estimula a vontade de todos para que todos estejam prontos a compreender, a partilhar, a perdoar a fim de que todos estejam unidos em Teu nome e de que a paz, a Tua paz, triunfe nos corações, nas famílias, no mundo inteiro.
Livro dos Actos dos Apóstolos 15,1-6.
Alguns dos que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: «Se não vos circuncidardes, de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podereis ser salvos.»
Depois de muita confusão e de uma controvérsia bastante viva de Paulo e Barnabé contra eles, foi resolvido que Paulo, Barnabé e mais alguns outros subissem a Jerusalém para consultarem, sobre esta questão, os Apóstolos e os Anciãos.
Então depois de despedidos pela igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, relatando a conversão dos pagãos, o que causava imensa alegria a todos os irmãos.
Chegados a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos Apóstolos e Anciãos e contaram tudo o que Deus fizera com eles.
Levantaram-se alguns do partido dos fariseus que tinham abraçado a fé, dizendo que era preciso circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés.
Os Apóstolos e os Anciãos reuniram-se para examinarem a questão.
Livro de Salmos 122(121),1-2.3-4a.4b-5.
Que alegria quando me disseram: «Vamos para a casa do SENHOR!»
Os nossos pés detêm-se às tuas portas, ó Jerusalém!
Jerusalém, cidade bem construída, harmoniosamente edificada.
Para lá sobem as tribos, as tribos do SENHOR, segundo o costume de Israel, para louvar o nome do SENHOR.

Nela estão os tribunais da justiça, os tribunais da casa de David.

Evangelho segundo S. João 15,1-8.
«Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. Ele (Deus) corta todo o ramo (cristão) que não dá fruto em mim (Jesus Cristo) e poda o que dá fruto para que dê mais fruto ainda.
Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado.
Permanecei em mim que Eu permaneço em vós. Tal como
o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim.
Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer.
Se alguém não permanece em mim, é lançado fora como um ramo e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo e ardem.
Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e assim vos acontecerá.
Nisto se manifesta a glória do meu Pai:
em que deis muito fruto e vos comporteis como meus discípulos
São Francisco Xavier (1506-1552), missionário jesuíta
Carta de 5/11/1549, n.º 90, 34-36
«Sem Mim, nada podeis fazer»
Que ninguém alimente a ilusão de pensar distinguir-se nas coisas grandes, se de antemão não se distinguir nas coisas simples. Crede que há muitas espécies de fervor, ou melhor, de tentações. [...] Alguns, para não terem de renunciar à própria vontade levando a cabo o que lhes dita a obediência, almejam fazer coisas mais importantes sem reparar que, se não possuem a virtude das pequenas coisas, ainda menos possuirão a das grandes. Com efeito, ao lançarem-se em coisas insignes e difíceis com fraco espírito de abnegação e grandeza de alma, dão por si a confundir zelo com tentação, por já não terem forças que cheguem. [...]
Digo-vos tudo isto não para que afasteis o vosso coração de empreendimentos árduos que, por sua vez, vos darão azo a que vos distingais como grandes servos de Deus e assim possais ser relembrados pelos vossos sucessores, mas apenas para que, nas pequenas coisas, vos mostreis grandes, progredindo no conhecimento das tentações e do vosso próprio valor e desse modo coloqueis todo o vosso ânimo em Deus. Se assim perseverardes, não duvido de que crescereis continuamente em humildade e vida interior e assim dareis muito fruto noutras almas, vivendo em paz e segurança onde quer que vos encontreis.
Livro dos Actos dos Apóstolos 15,7-21.
Depois de longa discussão, Pedro ergueu-se e disse-lhes: «Irmãos, sabeis que Deus me escolheu desde os primeiros dias, para que os pagãos ouvissem da minha boca a palavra do Evangelho e abraçassem a fé.
E Deus que conhece os corações, testemunhou a favor deles, concedendo-lhes o Espírito Santo como a nós.
Não fez qualquer distinção entre eles e nós, visto ter purificado os seus corações pela fé.
Porque tentais agora a Deus, querendo impor aos discípulos um jugo que nem os nossos pais nem nós tivemos força para levar?
Além disso, é pela graça do Senhor Jesus Cristo que acreditamos que seremos salvos, exactamente como eles.»
Toda a assembleia ficou em silêncio e se pôs a ouvir Barnabé e Paulo a descrever os milagres e prodígios que Deus realizara entre os pagãos por intermédio deles.
Quando acabaram de falar, Tiago tomou a palavra e disse: «Irmãos, escutai-me.
Simão contou como Deus, desde o princípio, se dignou intervir para tirar de entre os pagãos um povo que fosse consagrado ao Seu nome.
E com isto concordaram as palavras dos profetas, conforme está escrito:
Depois disto, hei-de voltar a reconstruir a tenda de David que estava caída; reconstruirei as suas ruínas e erguê-la-ei de novo
a fim de que o resto dos homens (e mulheres) procure o Senhor bem como todos os povos que foram consagrados ao Meu nome, diz o Senhor que dá a conhecer
estas coisas desde a eternidade.
Por isso, sou de opinião que não se devem importunar os pagãos convertidos a Deus.
Que se lhes diga apenas para se absterem de tudo quanto foi conspurcado pelos ídolos, da imoralidade, das carnes sufocadas e do sangue.
Desde os tempos antigos, Moisés tem em cada cidade os seus pregadores e é lido todos os sábados nas sinagogas.»

Livro de Salmos 96(95),1-2a.2b-3.10.
Cantai ao SENHOR um cântico novo, cantai ao SENHOR, Terra inteira!
Cantai ao SENHOR, bendizei o Seu nome, proclamai, dia após dia, a Sua salvação.
Anunciai aos pagãos a Sua glória e a todos os povos, as Suas maravilhas.
Proclamai entre os povos: "O Senhor é Rei!" Por isso a Terra está firme, não vacila; Deus governa os povos com equidade.

Evangelho segundo S. João 15,9-11.
«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor.
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no Meu Amor assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no Seu amor.
Manifestei-vos estas coisas para que esteja em vós a minha alegria e a vossa alegria seja completa.

Beata Teresa de Calcutá (1910-1997), fundadora das Irmãs Missionárias da Caridade
Jesus, The Word to Be Spoken, cap.12

«Manifestei-vos estas coisas, para que [...] a vossa alegria seja completa»
A alegria é para nós uma necessidade e uma força, até fisicamente. Aquelas irmãs que cultivam o espírito de alegria não sentem tanto o cansaço e estão sempre prontas a fazer o bem. Plena de alegria, uma irmã prega sem pregar. Uma irmã alegre é como o raio de sol do amor de Deus, a esperança de uma alegria eterna, a chama de um amor que queima.
A alegria é uma das melhores garantias contra a tentação. O diabo carrega em si pó e lama que lança sobre nós, para tal aproveitando todas as ocasiões. Um coração alegre sabe proteger-se disso.
Livro dos Actos dos Apóstolos 15,22-31.
Então os Apóstolos e os Anciãos, de acordo com toda a Igreja, resolveram escolher alguns de entre eles e enviá-los a Antioquia com Paulo e Barnabé. Foram Judas, chamado Barsabas, e Silas, homens respeitados entre os irmãos.
E mandaram a seguinte carta por intermédio deles: «Os Apóstolos e os Anciãos, vossos irmãos, aos irmãos de origem pagã residentes em Antioquia, na Síria e na Cilícia, saudações!
Tendo conhecimento de que, sem autorização da nossa parte, alguns dos nossos vos foram inquietar, perturbando as vossas almas com as suas palavras,
resolvemos, de comum acordo, escolher delegados e enviar-vo-los com os nossos queridos Barnabé e Paulo,
homens estes que expuseram as suas vidas pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Enviamos, pois Judas e Silas que vos transmitirão verbalmente as mesmas coisas.
O Espírito Santo e nós próprios resolvemos não vos impor outras obrigações além destas, que são indispensáveis:
abster-vos de carnes imoladas a ídolos, do sangue, de carnes sufocadas e da imoralidade. Procedereis bem, abstendo-vos destas coisas. Adeus.»
Eles então, depois de se despedirem, desceram a Antioquia e, reunindo a assembleia, entregaram a carta.
Depois de a lerem, todos ficaram satisfeitos com o encorajamento que lhes trazia.

Livro de Salmos 57(56),8-9.10-12.
O meu coração está firme, ó Deus, o meu coração está firme; quero cantar e salmodiar.
Ó minha alma, desperta! Despertai, harpa e cítara! Quero despertar a aurora!
Hei-de louvar-te, Senhor, entre os povos, hei-de cantar-te salmos entre as nações.
Pois o Teu Amor é tão grande que chega ao céu e a Tua fidelidade chega até às nuvens.

Ó Deus, revela nas alturas a Tua grandeza e, sobre toda a Terra, a Tua glória.

Evangelho segundo S. João 15,12-17.
É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei.
Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando.
Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai.
Não fostes vós que me escolhestes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça e assim tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá.
É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros

São Gregório Magno (c. 540-604), papa e doutor da Igreja
Homilias sobre os evangelhos, nº27; PL 76, 1204

«É este o Meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei»
Todas as palavras sagradas do Evangelho estão cheias de mandamentos do Senhor. Então porque é que o Senhor diz que o Amor (Afecto) é o Seu mandamento? «É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros». É que todos os mandamentos procedem exclusivamente do amor, todos os preceitos são apenas um e assentam sobre o fundamento único da caridade. Os ramos de uma árvore vêm da mesma raiz; de igual modo, todas as virtudes nascem exclusivamente da caridade. O ramo de uma boa obra não permanece verde quando esta se desliga da raiz da caridade. Os mandamentos do Senhor são pois múltiplos e ao mesmo tempo são um só – múltiplos pela diversidade das suas obras, um na raiz do amor.
Como manter este amor? O próprio Senhor o dá a entender: na maior parte dos preceitos do Evangelho, ordena aos Seus amigos que se amem n'Ele, e amem os seus inimigos por causa d'Ele. Aquele que ama o seu amigo em Deus e o seu inimigo por causa de Deus, possui a verdadeira caridade.
Há homens que amam a sua família, mas só por causa dos sentimentos de afecto que nascem da ligação natural. [...] As palavras sagradas do Evangelho não fazem nenhuma recriminação a esses homens. Mas o que se atribui espontaneamente à natureza é uma coisa, o que se deve pela obediência à caridade é outra. Os homens de que tenho estado a falar amam sem dúvida o seu próximo [...], mas segundo a carne e não segundo o espírito. [...] Ao dizer: «É este o Meu mandamento: que vos ameis uns aos outros», o Senhor acrescentou imediatamente: «como Eu vos amei». Estas palavras significam claramente: «Amai pela mesma razão por que Eu vos tenho amado.»

Livro dos Actos dos Apóstolos 16,1-10.
Paulo chegou em seguida a Derbe e depois, a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego,
que era muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icónio.
Paulo resolveu levá-lo consigo e, tomando-o, circuncidou-o, por causa dos judeus existentes naquelas regiões, pois todos sabiam que o pai dele era grego.
Nas cidades por onde passavam, transmitiam e recomendavam aos irmãos que cumprissem as decisões tomadas pelos Apóstolos e pelos Anciãos de Jerusalém.
Dessa forma, as igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia.
Paulo e Silas atravessaram a Frígia e o território da Galácia, pois o Espírito Santo impediu-os de anunciar a Palavra na Ásia.
Chegando à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu (porque poriam as suas vidas em risco e sem resultados).
Atravessaram então a Mísia e desceram para Tróade.
Ora durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedónio estava de pé diante dele e fazia-lhe este pedido: «Passa à Macedónia e vem ajudar-nos!»
Logo que Paulo teve esta visão, procurámos partir para a Macedónia, persuadidos de que Deus nos chamava para aí anunciar a Boa-Nova.

Livro de Salmos 100(99),2.3.5.
Servi ao SENHOR com alegria, vinde à Sua presença com cânticos de júbilo!
Sabei que o SENHOR é Deus; foi Ele quem nos criou e nós pertencemos-lhe, somos o Seu povo e as ovelhas do Seu rebanho.
O SENHOR é bom! O Seu Amor é eterno! É eterna a Sua fidelidade!

Evangelho segundo S. João 15,18-21.
«Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, me odiou a mim.
Se viésseis do mundo (da Terra), o mundo amaria o que é seu; mas como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia.
Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos hão-de perseguir a vós. Se cumpriram a minha palavra, também hão-de cumprir a vossa.
Mas tudo isto vos farão por causa de mim porque não reconhecem Aquele que me enviou.

São Cipriano (c. 200-258), bispo de Cartago e mártir
«O servo não é mais que o seu senhor»
O que Jesus Cristo fez e ensinou foi a vontade de Deus: a humildade na conduta, a firmeza na fé, a contenção nas palavras, a justiça nas acções, a misericórdia nas obras, a rectidão nos costumes; ser incapaz de fazer o mal, mas poder tolerá-lo quando se é vítima dele; manter a paz com os irmãos; querer ao Senhor de todo o coração; amar n'Ele o Pai e adorar a Deus; não pôr nada à frente de Jesus Cristo, pois Ele próprio nada pôs à nossa frente; ligarmo-nos inabalavelmente ao Seu amor; agarrar com força e confiança a Sua cruz; quando for preciso, lutar pelo Seu nome e pela Sua honra, mostrar constância na nossa profissão de fé; sob tortura, mostrar essa confiança que sustenta o nosso combate e, na morte, essa perseverança que nos faz alcançar a coroa. Querer ser herdeiro com Jesus Cristo, é nisso que consiste obedecer aos preceitos de Deus. É nisso que consiste cumprir a vontade do Pai.

Livro dos Actos dos Apóstolos 8,5-8.14-17.
Foi assim que Filipe desceu a uma cidade da Samaria e aí começou a pregar Jesus Cristo.
Ao ouvi-lo falar e ao vê-lo realizar milagres, as multidões aderiam unanimemente à pregação de Filipe.
De facto, de muitos possessos saíam espíritos malignos, soltando grandes gritos e numerosos paralíticos e coxos foram curados.
E houve grande alegria naquela cidade.
Quando os Apóstolos, que estavam em Jerusalém, tiveram conhecimento de que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João.
Estes desceram até lá e oraram pelos samaritanos para eles receberem o Espírito Santo.
Na verdade, não descera ainda sobre nenhum deles, pois tinham apenas recebido o baptismo em nome do Senhor Jesus Cristo.
Pedro e João iam, então, impondo as mãos sobre eles e recebiam o Espírito Santo.

Livro de Salmos 66(65),1-3a.4-5.6-7a.16.20.
Aclamai a Deus, Terra inteira,
cantai a glória do Seu nome, proclamai os Seus louvores.
Dizei a Deus: "São admiráveis as Tuas obras! O Teu poder é tão grande que os Teus inimigos se curvam diante de Ti
Toda a terra Te adora e canta louvores; entoa hinos ao Teu nome."

Vinde e admirai as obras de Deus, as obras admiráveis que Ele fez diante dos homens.
Converteu o mar em terra firme e puderam atravessar a pé enxuto. Por isso nos alegramos n'Ele!
Com o Seu poder governa para sempre; vigia as nações para que os rebeldes não se ensoberbeçam.
Vinde e ouvi, todos os que adorais a Deus; vou narrar-vos o que Ele fez por mim.

Bendito seja Deus que não rejeitou a minha oração, nem me retirou a Sua misericórdia.

1ª Carta de S. Pedro 3,15-18.
(...) mas, no íntimo do vosso coração, confessai Jesus Cristo como Senhor, sempre dispostos a dar a razão da vossa esperança a todo aquele que vo-la peça;
com mansidão e respeito, mantende limpa a consciência de modo que os que caluniam a vossa boa conduta em Jesus Cristo sejam confundidos, naquilo mesmo em que dizem mal de vós.
Melhor é padecer por fazer o bem, se é essa a vontade de Deus, do que por fazer o mal.
Também Jesus Cristo padeceu pelos pecados, de uma vez para sempre – o Justo pelos injustos – para nos conduzir a Deus. Morto na carne, mas vivificado no espírito.

Evangelho segundo S. João 14,15-21.
«Se me tendes amor, cumprireis os meus mandamentos
e Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco,
o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber porque não o vê nem o conhece; vós é que o conheceis porque permanece junto de vós e está em vós.»
«Não vos deixarei órfãos; Eu voltarei a vós!
Ainda um pouco e o mundo já não me verá; vós é que me vereis, pois Eu vivo e vós também haveis de viver.
Nesse dia, compreendereis que Eu estou no meu Pai e vós em mim e Eu em vós.
Quem recebe os meus mandamentos e os observa (põe em prática) esse é que me tem amor e quem me tiver amor será amado por meu Pai e Eu o amarei e hei-de manifestar-me a ele.»

São João de Ávila (1499-1569), presbítero
Sermão nº 30, 4º sobre o Espírito Santo

«Eu apelarei ao Pai e Ele vos dará outro Paráclito para que esteja sempre convosco»
Da mesma maneira que Jesus Cristo pregava, prega agora o Espírito Santo; da mesma maneira que Ele ensinava, ensina o Espírito Santo; da mesma maneira que Jesus Cristo consolava, consola e alegra o Espírito Santo. Que pedes? Que procuras? Que mais queres tu? Ter em ti um conselheiro, um pedagogo, um guardião, alguém que te guia, que te aconselha, que te encoraja, que te encaminha, que te acompanha em tudo! Finalmente, se não perderes a graça, Ele estará de tal modo a teu lado que não poderás fazer, nem dizer, nem pensar em nada que não passe primeiro pela Sua mão e pelo Seu santo conselho. Será para ti um amigo fiel e verdadeiro; não te abandonará se tu não O abandonares.
Da mesma maneira que Jesus Cristo, durante a Sua vida mortal, fazia grandes curas e espalhava a Sua misericórdia nos corpos daqueles que tinham necessidade d'Ele e O chamavam, assim este Mestre e Consolador opera obras espirituais, nas almas em que habita. [...] Cura os coxos, faz com que os surdos oiçam, dá vista aos cegos, traz de regresso os transviados, ensina os ignorantes, consola os aflitos, encoraja os fracos (cf Mt 15,31). Jesus Cristo fazia estas obras santíssimas entre os homens (e mulheres) e não podia tê-las feito se não fosse Filho de Deus; fazia-as com a natureza humana que tinha assumido e dizemos, portanto que foram feitas por um Deus-homem. Do mesmo modo, a essas outras obras que o Espírito Santo faz aqui na Terra, no coração em que habita, chamamos-lhes obras do Espírito Santo através do homem, aqui considerado como elemento secundário.
Não poderemos considerar como infeliz e desafortunado aquele que não possui essa união, aquele que não tem um tal Hóspede em sua casa? [...] Dizei-me, já O recebestes? Já O chamastes? Já O importunastes para que Ele venha? [...] Que Deus esteja connosco! Não sei como [...] podeis viver privados de tão grande bem. Vede todos os bens, todas as graças e misericórdias que Jesus Cristo veio fazer aos homens: esse Consolador derrama-as a todas nas nossas almas. mailto:eu.maria.figueiras@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário